Igreja Emergente

Publicado: 23/05/2009 em Sem categoria
Tags:,

http://www.igrejaemergente.com.br/?page_id=7

que é igreja emergente?

Não é nossa intenção estabelecer de forma definitiva um significado para o termo “igreja emergente”, porém, é nossa intenção sim, fornecer as bases para que você mesmo construa sua própria resposta à esta pergunta. Sendo assim, a idéia é que tenhamos uma conversa sobre o que é igreja emergente.

Como base para qualquer raciocínio, trata-se de um movimento cristão onde as pessoas buscam viver sua fé em um contexto social pós-moderno. Esta “conversa” busca dar ênfase ao seu desenvolvimento e sua natureza decentralizada, sua vasta gama de pontos-de-vista, e seu compromisso com o diálogo. A maioria das pessoas envolvidas nesta conversa emergente têm em comum um certo nível de descontentamento com a igreja moderna, e o apoio a uma desconstrução da comunidade cristã moderna.

Pensando assim, a idéia de emergente, diferente do que possa parecer, não diz respeito a “emergência” de urgência que a palavra traz, nem tampouco de algo que necessariamente “brota” de algo ou algum lugar, mas está mais relacionado a uma teoria de evolução emergente, onde alguns aspectos são observáveis em uma visão de alto-nível de um sistema complexo, mas meramente deduzíveis da descrição de seus componentes.

Na década de 70, foi introduzido nos meios acadêmicos o termo “estratégia emergente”. Uma estratégia emergente é, essencialmente, uma “estratégia não planejada”, no sentido de uma linha de ação que só é percebida como estratégica pela organização à medida que ela vai se desenrolando ou até mesmo depois que já aconteceu. Como numa comunidade de formigas, onde ninguém as ensinou o seu papel na comunidade, mas todas sabem exatamente o que fazer e o fazem com vistas no bem da comunidade.

Algumas opiniões podem ajudá-lo a entender melhor.

“Entendo Igreja Emergente como uma oportunidade de se fazer livremente perguntas incômodas à luz do evangelho de Jesus Cristo, repensar nossa forma crstã de ser tirando a influência do pensamento moderno que nos moldou e viver essa nova realidade, seja anunciando o Reino de Jesus Cristo a uma sociedade pós-moderna que está longe de ser alcançada pela igreja tradicional, seja curando esse mundo que ainda espera por uma redenção que somente Jesus Cristo pode dar.”
Luis Fernando – criador do RenovatioCafe

Gustavo Frederico nos ajuda nesta tarefa alertando que tentar definir “igreja emergente” não é uma tarefa fácil. Os contextos em que a definição pode ser lida são muitos, cada um deles com seus desafios. Sua intenção não é limitar o que a igreja emergente possa vir a ser.

“Igrejas emergentes são comunidades que praticam o modo de vida de Jesus na cultura brasileira.”
Gustavo Frederico – criador do wiki Emergente

Ou, nas palavras do português Nuno Barreto:

“A igreja emergente é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes…É verdade que existe um tema principal para o movimento emergente…E esse tema é: A igreja como agente missiológico na terra, livre de instituição e hierarquias, simples, um organismo vivo cuja cabeça é Jesus, e onde a vida cristã é uma vida de comunidade e de compartilhamento.”
Nuno Barreto – autor do blog Simplice

Porém, existem também alertas a serem feitos:

A Igreja Emergente (ou Emergindo) nada mais é do que uma conversa honesta sobre os desafios e oportunidades de viver e comunicar a mensagem cristã no mundo cada vez mais pós-moderno. O diferencial da Igreja Emergente é sua abertura para lidar com as perguntas difíceis sobre o ser cristão no mundo pós-moderno. Perguntas estas que vão desde a prática cristã até a prática eclesiástica e missionária. Afinal de contas, o que é ser cristão? O que é ser igreja? O que significa fazer parte da missão de Deus no mundo hoje? De certo modo, a igreja tem sempre pensado essas coisas a partir de suas tradições eclesiásticas que definem, de muitas maneiras, sua cristologia e missiologia. A Igreja Emergente faz uma tentativa de recuar um pouco e repensar essas questões seguindo uma ordem mais ou menos inversa: uma cristologia que nos impulsione à missiologia, que por sua vez leve à eclesiologia. Em outras palavras, primeiro eu preciso entender Jesus, Verbo Encarnado, e me comprometer com Seu Caminho (proposta prática de vida que Ele apresentou) , abraçando Sua Missão no mundo de hoje e seguindo a jornada com outros seguidores na comunhão da Sua Igreja. O grande risco da Igreja Emergente, em minha opinião é ficar apenas no desconstrucionismo por um lado e, na sua crítica ao Cristianismo institucionalizado, fomentar uma jornada de fé individualista. Para não cair nestas tentações, a Igreja Eemergente precisará manter as três “doutrinas” em equilíbrio diante de si.
Sandro Baggio – pastor do Projeto 242

Anúncios
comentários
  1. José Luís disse:

    O que é igreja emergente para mim, mais uma incrível visão revolucionária que alguem que por muito estudar teve uma revelação na qual nenhum dos apostolos tiveram, e que é a salvação para igreja. Já vimos muito isso na história da igreja, mas que Deus os abençoe nessa empreitada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s